• GERAL
  • Goianorte sedia capacitação do MPTO para revisão dos Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos

Goianorte recebeu nos dias 14 e 15 de março visita técnica de servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) para uma capacitação acerca do projeto “Chega de Lixão”, que foi ministrado também aos municípios vizinhos: Araguacema, Couto Magalhães e Pequizeiro.

O objetivo foi de capacitar, no âmbito do MPTO, os municípios para a realização da Oficina de Gravimetria dos Resíduos Sólidos urbanos. A partir dos dados obtidos pelo estudo gravimétrico, os municípios poderão revisar os seus planos de gerenciamentos de resíduos sólidos.

Na segunda-feira (14), foi apresentado aos participantes o Projeto “Chega de Lixão” e lhes foi orientado quanto ao desenvolvimento da parte prática. Na ocasião, os participantes debateram e tiraram dúvidas sobre a elaboração e revisão dos planos de resíduos sólidos dentro da realidade de cada Município.

A prefeita municipal, Maria de Jesus (Nega), enfatiza sobre a importância da oficina para todas as cidades. “É uma grande satisfação o nosso município estar sediando este evento para cidades circunvizinhas, esta que é uma preocupação tangente para todos os municípios. Nós só temos a ganhar se soubermos aproveitar e ter produtividade nesta oficina”.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Neném do Caminhão, e a vereadora Florizete.

Na prática

A parte prática da oficina ocorreu nesta terça-feira, 15, com o aprendizado quanto à gravimetria, que consiste na separação e a pesagem dos resíduos sólidos produzidos diariamente na comunidade. Os servidores realizaram as etapas da metodologia para chegar à porcentagem da produção de cada material.

Os participantes aprenderam na prática como se realiza o processo de pesagem e separação, que deve ser reproduzido em cada município para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Peso total do lixo: 2.802,8 kg
Peso total da gravimetria: 569,3 kg