Goianorte recebeu nos dias 14 e 15 de março visita técnica de servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) para uma capacitação acerca do projeto “Chega de Lixão”, que foi ministrado também aos municípios vizinhos: Araguacema, Couto Magalhães e Pequizeiro.
O objetivo foi de capacitar, no âmbito do MPTO, os municípios para a realização da Oficina de Gravimetria dos Resíduos Sólidos urbanos. A partir dos dados obtidos pelo estudo gravimétrico, os municípios poderão revisar os seus planos de gerenciamentos de resíduos sólidos.
Na segunda-feira (14), foi apresentado aos participantes o Projeto “Chega de Lixão” e lhes foi orientado quanto ao desenvolvimento da parte prática. Na ocasião, os participantes debateram e tiraram dúvidas sobre a elaboração e revisão dos planos de resíduos sólidos dentro da realidade de cada Município.
A prefeita municipal, Maria de Jesus (Nega), enfatiza sobre a importância da oficina para todas as cidades. “É uma grande satisfação o nosso município estar sediando este evento para cidades circunvizinhas, esta que é uma preocupação tangente para todos os municípios. Nós só temos a ganhar se soubermos aproveitar e ter produtividade nesta oficina”.
Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Neném do Caminhão, e a vereadora Florizete.
Na prática
A parte prática da oficina ocorreu nesta terça-feira, 15, com o aprendizado quanto à gravimetria, que consiste na separação e a pesagem dos resíduos sólidos produzidos diariamente na comunidade. Os servidores realizaram as etapas da metodologia para chegar à porcentagem da produção de cada material.
Os participantes aprenderam na prática como se realiza o processo de pesagem e separação, que deve ser reproduzido em cada município para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Resultados
Peso total do lixo: 2.802,8 kg
Peso total da gravimetria: 569,3 kg
• Plástico: 12,38%
• Vidro: 0,84%
• Alumínio: 0,49%
• Matéria orgânica: 49,35%
• Papel e papelão: 6,49 %
• Rejeitos: 30,42%
Adm. 2021/2024